EXPOSIÇÃO NO RECIFE REÚNE OBRAS DE ARTISTAS MODERNOS PERNAMBUCANOS

Mostra na GaleriaSete tem trabalhos de Cícero Dias e Lula Cardoso Ayres.
Espaço na Zona Sul da capital também exibe obras de outros cinco artistas.


Obras de Cícero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres e mais quatro artistas marcam a mostra de estreia da GaleriaSete, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A exposição 'Sete_Modernos', que reúne trabalhos dos principais artistas modernos pernambucanos, poderá ser conferida até 11 de agosto. A visitação é aberta ao público de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Uma tela de Cícero Dias da década de 1940 é um dos destaques da mostra. A produção desse período – que resulta nas pinturas mais importantes do pernambucano, criadas quando ele estava exilado em Portugal, encontra-se na Pinacoteca de São Paulo, no MAM (RJ) e no acervo dos principais colecionadores do mundo. As obras refletem grande influência do cubismo, fato justificado pela estreita relação de amizade de Cícero com Pablo Picasso.

Tela de Vicente do Rego Monteiro retratando Nossa

Senhora da Conceição está na mostra
(Foto: Divulgação/GaleriaSete)

Também em 1940, Vicente do Rego Monteiro pintou três telas retratando Nossa Senhora da Conceição. Uma delas está exposta no Museu do Estado de Pernambuco. Outra integra a coleção do marchand Jean Boghici, no Rio de Janeiro. A terceira obra reapareceu em 2014 e foi adquirida pela GaleriaSete. A madona de Vicente, o 'elo perdido' dessa tríade, estará na mostra.

‘Ex Votos’, obra-prima de Lula Cardoso Ayres, datada de 1952, foi escolhida pelo próprio artista para o cartaz e o catálogo da sua maior exposição retrospectiva, no Palácio do Itamaraty, em 1972. Recentemente, o tesouro foi redescoberto pelo curador do Masp, que o requisitou para integrar a mostra ‘Histórias Mestiças’, realizada no Instituto Tomie Ohtake (SP), ano passado. Parte do acervo da GaleriaSete, a tela do mestre Lula Cardoso Ayres será, pela primeira vez, apresentada ao público pernambucano.

Além dessas obras, a GaleriaSete também recebe trabalhos de Francisco Brennand, João Câmara, Reynaldo Fonseca e José Cláudio. O espaço está localizado no Recife Trade Center. A curadoria é de Daniel Maranhão e Thomaz Lobo, sócios da galeria e colecionadores há mais de três décadas.

Serviço
Exposição 'Sete_Modernos'
Visitação até 11 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h
GaleriaSete - Recife Trade Center, Av. Domingos Ferreira, loja 71, Boa Viagem, Recife
Informações: (81) 3325-1656

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/06/exposicao-no-recife-reune-obras-de-artistas-modernos-pernambucanos.html